quarta-feira, 1 de junho de 2011

Notícias Missionárias da África – Março/Abril/Maio 2011


"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueça de nem um só de seus benefícios." Salmos 103:1-2

Amados irmãos parceiros em missões,


Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.

Espero e oro para que cada um de vocês esteja andando na vitória que Jesus já conquistou para nós.

Estes últimos dois meses foram de muito trabalho, estudo, cansaço extremo e problemas com a internet mas também foi um tempo de vitórias. Olhar para trás, significa ver o cuidado e proteção de Deus em tudo, e isto me reanima e encoraja a prosseguir convidando minha alma à bendizer ao Senhor, e, não se esquecer de nenhum de Seus benefícios.


Igreja

Como eu tinha pedido orações para conseguirmos uma casa para alugar para começarmos a igreja, graças a Deus, finalzinho de março conseguimos, e início de abril nós inauguramos a igreja. Participei do primeiro culto da igreja, antes de ir ao interior fazer o estágio prático rural do curso de Agente de Saúde Comunitário. Deus nos abençoou ricamente com Sua presença, e também, com a presença de alguns adultos e crianças que vieram ouvir Sua palavra, isto foi muito encorajador.

Estágio
Fiquei um mês no vilarejo, não muito longe da capital, mas segundo as ordens da escola, não deveríamos sair do posto de saúde do vilarejo, onde morei literalmente na sala de plantão deste posto. Daí, os irmãos podem começar entender um pouco a razão de tanto cansaço. Porém queridos, foi muito, muito proveitoso em todos os aspectos, teve momentos que senti muito a pressão espiritual de ser a única cristã naquele ambiente, não tanto por parte dos pacientes, pessoas simples e fragilizadas pela vida, que até nos incomoda a forma como olham para nós, procurando socorro e alívio para suas dores, pensam que somos médicos e vamos curar todas as enfermidades, e em se tratando de mim, por ser estrangeira, as expectativas de cura, ajuda financeira, e etc.. aumentam ainda mais. O que nos deixa muitos sensibilizados e conscientes de nossos limites e de nossa necessidade de ter muito mais de Deus para lhes dar. Pessoas tão carentes, que um simples bom dia, um sorriso, uma simples pergunta se está se sentindo melhor, lhes deixam tão contentes com um grande sorriso no rosto, e um ar de esperança de que seus problemas serão resolvidos.
A pressão espiritual veio mais por parte dos colegas enfermeiros, estagiários e funcionários do posto de saúde, que imaginavam que por eu ser a única cristã entre eles cederia aos rituais de sua religião.
Deus é fidelíssimo e me assistiu em tudo, para que eu pudesse com sabedoria ser gentil com eles, sem ceder as pressões para entrar em debates religiosos, mas com firmeza nos momentos adequados, momentos de comunhão, compartilhar com eles do evangelho, explicar-lhes da liberdade que temos em Cristo, da paz, da segurança, alegria e salvação que Ele nos dar, e desafiá-los a vir a Deus com uma consciência que Deus está os esperando não para uma vida religiosa, vida de rituais, mas sim para uma vida de comunhão de pai e filhos.

Irmãos, me faltam palavras para explicar-lhes e compartilhar de forma resumida tudo o que vivi neste tempo entre esta gente. O coração da gente fica pesado e agente se sente tão impotente, mas ao mesmo tempo tão reconhecidos a Deus, dele ter nos alcançado e aberto nossos olhos espirituais, sentimos como é grande nossa responsabilidade de compartilhar de Seu amor a esse povo tão carente de tudo.

O sistema de saúde aqui é muito carente, o povo faz sutura/costura, pequenas cirurgias sem anestesia, as mulheres devido a religião são instruídas a passar por todo o trabalho de parto sem nenhum murmúrio, pois, exprimir a dor é sinal de fraqueza, chorar nem pensar! mesmo diante do nascimento de um filho morto ou filho que nasce com deformação que o leva a morte logo em seguida.
É triste e comovente ver a situação das crianças neste país, que mesmo com tantas ONGs trabalhando contra a fome, vi chegar no posto neste tempo, umas 20 crianças num estado de desnutrição severa, por exemplo: crianças com 02 anos pesando 06 kilos e meio.


Novidades...

Faz muito tempo que venho orando por companhias para o ministério, e uma missionária que há muito tempo deseja vir trabalhar na África, estará vindo dar suas férias do trabalho e da universidade no mês de julho aqui comigo no Niger.

Seu objetivo é vir fazer uma pesquisa de campo, para conforme Deus falar ao seu coração, ela no futuro vir trabalhar no Níger.

Agradeçam comigo.

Pela casa que encontramos para igreja.

Pelos cultos que já começamos, as pessoas adultas e crianças que tem vindo ouvir a Palavra.

Pelos livramentos e proteção no tempo no interior.

Pelo bom aproveitamento do curso na prática.

Pelos colegas com os quais comecei uma amizade e a compartilhar do amor de Cristo no posto de saúde.
Pela graça que o Senhor está me dando de chegar nesta retal final do curso.
Porque aqui temos um novo presidente, e graças a Deus todo o processo eleitoral aconteceu em paz!

Por favor ore...
Para que Deus nos ajude e abra as portas de pregação para nós entre as pessoas de Bobiel, e por conversões.
Por sabedoria e material didático/visual bíblico para trabalhamos com as crianças.
Ore para que o órgão que fornece energia elétrica aqui, venha instalar o contador na igreja. Estamos no tempo quente e temperatura já está chegou 46 graus e ainda não temos energia na igreja.
Também ore por recursos para as despesas mensais com a igreja.
Pelo contato com os homens do bairro feito pelos Miss. R. e H.
Por estas últimas semanas de curso, que eu consiga bons resultados nestas últimas provas.
Ore pela missionária, que agora está precisando do visto para entrar em nosso país, ore para que consigamos o visto.
Por minha saúde, renovo de forças, estou tratando uma baixa de cálcio que tive.
Por minha igreja no Brasil que no momento ainda está sem pastor.
Amados, como é bom fazer lembrada a nossa alma os benefícios do Senhor, como Ele é BOM!

Um forte abraço. 
N'Ele nossa força,
Miss. R. G. 


Deus nos abençoe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário