quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aumento de missionários dos EUA nos EUA

O primeiro International Bulletin of Missionary Research (Boletim Internacional de Pesquisa Missionária) deste mês, informa o aumento do número de missionários americanos de curto tempo no próprio EUA. Tais missionários trabalham até 4 anos, doando seu tempo e dinheiro para o Reino de Deus.Os missionários de tempo longo são aqueles que doam mais de 4 anos. E finalmente, os Fazedores de tenda são aqueles que trabalham na obra e no seu sustento secular (uma referência ao apóstolo Paulo quando esteve em Éfeso com Aquila e Priscila).


O gráfico acima traz estes números, de 1996 a 2008! Em azul, os missionários de longo tempo. Em roxo, os de curta duração. Em verde, os fazedores de tendas.

O editor do IBMR, Jonathan Bonke, tece seus comentários sobre este fato no Editorial, acompanhe:
Missão em números

No colégio interno na Etiópia, onde passei oito anos de formação pessoal, a leitura da Bíblia na versão King James foi uma parte essencial da rotina diária. Dada a minha preferência juvenil de contos de aventura, conflito e guerra, as epístolas de Paulo disputaram em vão com os livros de ação e aventura da Bíblia, como Gênesis, Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel. Aqui eu poderia escapar da banalidade cotidiana do ensino primário para 'perder-me' nos dramas de rica textura envolvendo homens e mulheres, tribos e nações, cujas histórias, cheias de amor e guerra, confiança e traição, coragem e covardia, sucesso e fracasso, que pareciam muito mais interessantes que a minha própria vida. E haviam também enigmas, como aquele em 2 Samuel 24 (NVI): "E de novo a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e incitou a Davi contra eles, dizendo: 'Vai, numera a Israel e Judá'" Parecia estranho que Deus deveria descarregar sua ira contra Israel, levando o rei Davi a por a sua mão na demografia! Se fosse raiva contra Davi para ferir alguém, eu poderia entender o desagrado do Senhor, mas contando? Como Deus poderia realmente ter se aborrecido com isso? Tanto a aritmética e geografia foram nossa tarifa diária como alunos, e nós tivemos de aprender a contagem populacional de vários países e das principais cidades em todo o mundo se quiséssemos passar. Foram os censos que rendeu estes números uma expressão de desagrado de Deus?
Dados da Mission Handbook (2010)

O Novo Testamento, é claro, tem sua parcela de números e de palavras, específicos e gerais. "Seguia-o uma grande multidão {2} de pessoas da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e de além do Jordão" (Mt 04:25 KJV). E, no prólogo do sermão mais famoso do mundo: "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte" (Mt 05:01 KJV). Multidões se reuniram, multidões O seguiram, multidões O admiraram, multidões O ouviram. (Quantas pessoas são necessárias para fazer uma multidão?) O grande final apocalípto da Bíblia é apocalíptico inclui um pouco mais de números precisos, se simbólicos ou não: doze tribos, sete igrejas, selos, anjos, pragas e taças da ira de Deus, assim como 24 anciãos e 144 mil selados. Mas o apóstolo João de outra forma evita a quantificação. Em algumas visões, Deus permite que ele veja "uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos e línguas, [em pé] diante do trono e diante do Cordeiro. . . [Chorando] com grande voz, dizendo: 'Salvação ao nosso Deus que está assentado no trono, e ao Cordeiro' "(Ap 7:9-10 NVI). O homem moderno te a sua sensibilidade recolhida por causa dessa imprecisão numérica.

Desde que apareceu pela primeira vez, 26 anos atrás, o quadro estatístico anual no Cristianismo mundial publicados nesta revista todo mês de janeiro, suscita uma pergunta previsível: "Onde eles conseguem esses números?" Referimo-nos tais questionadores para os prefácios de duas obras de referência de base: a Enciclopédia Cristã Mundial (Oxford University Press, 1982), Tendências Cristãs Mundias, AD-30 AD 2200: Interpretando o Megacenso Anual do Cristianismo (William Carey Library, 2001), onde os métodos estatísticos são explicados. Desde o início do recurso, em 1984, e embora os nossos demógrafos tenham arredondados seus números para o milhar mais próximo, eles nunca empregaram os termos "multidões", "grandes multidões", ou "multidão que ninguém podia contar". Os números assim expressos são notoriamente difíceis, necessitando de software de planilha para tabular e analisar.


O "Missiometrics 2011" nessa edição relata a história dos mártires cristãos e as "situações de martírio" em número gritante e explica como os autores chegaram a sua estimativa surpreendente de um milhão de mártires cristãos durante a última década. Enquanto alguns possam talvez debater a metodologia estatística, estes totais representam o aniquilamento de pessoas reais. Cada morte humanamente autorizada e administrada é uma afronta a Deus. Afinal, não importa o que um poder temporal faça, a imagem de Deus, não de César, está carimbada em cada ser humano. Render a César o que nunca pode ser rendido a ele, é idolatria.

O gráfico que acompanha este editorial é um suplemento à análise perceptiva Scott Moreau da última edição do Handbook Missão Protestante, uma das fontes de estréia de números confiáveis dos missionários norte-americanos. A partir do gráfico pode-se reunir um número considerável de informação interessante. Aprendemos, por exemplo, que na última década, o número de missionários americanos servindo no próprio país suas atribuições de um a quatro anos tem aumentado significativamente, enquanto o número daqueles termos que servem mais tempo aumentou apenas de forma incremental. Além disso, não sabemos nada mais sobre estes homens e mulheres (sem os quais não haveria números) a não ser que são americanos. O gráfico pode nos dizer quantos, mas não quem, onde, o quê, porquê, ou então o que, as únicas questões importantes da vida cotidiana.

Missão por números é útil, mas limitada. Na obra de Deus não pode haver nenhum substituto para a ineficiência. A Encarnação foi um evento espantosamente ineficiente e paroquial. Quem levou Jesus à compaixão (Mt 09:36, 15:32, Marcos 6:34) não eram anônimos, por trás de alguns dígitos arredondados, mas sim pessoas específicas, crianças, mulheres e homens, como os dois homens cegos de Mateus 20:34: "Então, Jesus teve compaixão deles "(KJV). Para os leitores do IBMR (International Bulletin of Missionary Research), então, a compaixão é a resposta mais cristã aos números.

Jonathan J. Bonk
bonk@omsc.org

Deus nos abençoe.
Fonte: Missões e Adoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário