segunda-feira, 19 de julho de 2010

O que são Tribos Urbanas?

Rodeadas de códigos e normas, estudadas por sociólogos e psicólogos, crescendo e se multiplicando, mudando hábitos, costumes e práticas sociais, aí estão as tribos urbanas que podem ser caracterizadas como um fenômeno juvenil dos grandes centros e que, dia após dia, ampliam sua atuação e aumentam seus adeptos. Mas, do que se trata?

 
Estamos acostumados a ver jovens normais em nossas comunidades e/ou cidades. O máximo do diferente é alguém com um corte de cabelo não comum, ou com uma calça jeans toda rasgada, ou ainda, jovens com roupa de cor exótica e cheios de correntes, pulseiras, botons, anéis etc. Isso não parece preocupar. No máximo, causa espanto e é motivo de gozação. 
Nos grandes centros urbanos, o diferente já se organiza, tem normas, leis, códigos, adeptos... Mas como identificá-los, como nos aproximarmos deles e falarmos de Jesus? É importante que conheçamos as razões de tal fenômeno para sabermos agir diante dele.


Punks, Skinheads, Rappers, White Powers, Clubbers, Grunges, Góticos. Estes são apenas alguns grupamentos juvenis, chamados pelos sociólogos de “tribos urbanas”, encontrados diariamente nos grandes centros. Eles se preocupam com a moda (ou possuem sua propria moda); possuem uma linguagem específica e engraçada (no caso de alguns deles); alguns são agressivos demais, outros já são extrovertidos ao extremo. Podemos dizer que esse jeito e essas características de cada grupo, vem como uma resposta a uma série de dificuldades sociais importantes.

Os Grunges, por exemplo, são filhos legítimos da recessão mundial, nasceram em Seatle, nos Estados Unidos, e são caracterizados pela sua indumentária: bermudão abaixo dos joelhos, tênis sujos, barbichas, calças rasgadas etc. Eles transformaram o desleixo numa provocação aos “mauricinhos” e “patricinhas” (conhecidos como filhos de papai). Outros, como os Rockabillies, que amam o rock dos anos 50 e usam enormes topetes; os góticos, que cultuam as sombras, além dos hippies, rastafaris, metaleiros etc.
Há também as tribos pós-punk que são as mais temidas devido à sua agressividade. Entre elas estão os Carecas (skinhead brasileiro) e os White Powers (Podes dos Brancos). Ambas as tribos são racistas, têm tendências nazistas e detestam homossexuais. Atualmente os punks não são encontrados com facilidade, mas ainda existem alguns grupos.


A origem de todas essas manifestações parece ser a contestação. A violência, a apatia, o desleixo, as festas e a anarquia são as formas de contestação do mundo pós-moderno, dizem os sociólogos. Porém ficaram agora duas questões:
- Este fenômeno é um modismo, simplesmente?
- E estes jovens são assim para si ou para os outros, isto é, vestem-se e agem assim por convicção ou são assim para serem vistos e notados numa cidade/sociedade onde o anonimato é o maior medo?

Na verdade, isso revela apenas que cada ser humano tenta acupar uma lacuna exterior (física) que lhe é imposta pela sociedade. Porém, antes mesmo de preencher o lugar físico, cada indivíduo sente a necessidade de preencher uma lacuna interior (emocional e espiritual) que todos chamam de "Sentimento de vazio". Esse, por sua vez, só pode ser preenchido completa e satisfatoriamente pelo Senhor Jesus.
Como o mesmo mundo que impõe suas exigências, não é o mesmo que conhece a verdade que liberta, salva e completa cada indivíduo, o que resta é preencher (erroneamente) este espaço com outras coisas, ou pessoas, ou idéias que nunca saciarão a sede interior.

A pluralidade de opções e de estilos de vida podem e devem existir, desde que acima de tudo:
- Cada jovem saiba que nada além da pessoa de Jesus Cristo por meio da sua obra redentora (a sua morte, ressurreição e vida) por nossos pecados pode proporcionar a Vida Eterna para que todos aqueles que nEle crêem.
- E que seu grupo, seus costumes, linguajar, atitudes e vestimentas devem estar de acordo com a vontade de Deus expressa na sua Palavra, pois ela é e deve ser o nosso único e verdadeiro manual de fé e prática.

QUESTÕES PARA DEBATE
1 - Quais são as tribos juvenis que conhecemos?
2 - Quantas são atuantes em nossa cidade?
3 - Como se comporta cada tribo?

Algumas das respostas você encontrará em outros de nossos estudos. Para isso acesse o marcador "Estudos" no lado superior direito desta página.

Deus nos abençoe.

2 comentários:

  1. Olá Amanda!

    Pode pesquisar no marcador "Estudos" do lado direito que as respostas estão lá!

    Obrigado pela visita.
    Fica na Paz de Cristo,
    Blog do CEMA

    ResponderExcluir