quarta-feira, 27 de julho de 2011

A realidade na Costa do Marfim

A República da Costa do Marfim também fica na África, mas no lado oeste do continente, fazendo fronteira com Guiné, Libéria, Mali, Burquina Fasso e Gana. Possui duas capitais: uma administrativa (Yamoussoukro) e outra (Abidjan) onde está a sede do governo. O idioma oficial do país é o francês, mas os dialetos diula e baulê são muito falados entre a população. Dos mais de 19 milhões de habitantes, cerca de 3,5 milhões vivem na capital Abidjan. Em Yamoussoukro, com sua moderna arquitetura, vivem pouco mais de 300 mil marfi nenses.

As crenças tradicionais animistas são as mais populares na Costa do Marfim, com 37% de adeptos, tornando-a “religião” oficial do país. O cristianismo e o islamismo, com respectivamente 34% e 28%, também figuram entre as principais religiões. Porém, o sincretismo é muito presente nessas religiões e é impossível precisar quais adeptos são, genuinamente, cristãos ou muçulmanos.

Foco nos povos não-alcançados

O nome Costa “do Marfim” é uma referência ao grande número de elefantes que existia na região e que hoje vivem, preservados, no Parque Nacional. Como é, patrimônio natural da humanidade. O país é um dos mais prósperos do oeste africano graças à agricultura, sobretudo café e cacau – fruta da qual a Costa do Marfi m é a maior produtora mundial. Entretanto, alguns grupos étnicos do país fazem comércio ilegal do marfi m e abastecem países europeus. (...)
 
Mais de 60 etnias (entre eles bauleses, betes, senufos, mandingas), a maioria seguidora do animismo, convivem no mesmo território. Esta pluralidade étnica e religiosa foi a grande causadora da recente guerra civil que durou cinco anos (2002 a 2007). Além das diferenças religiosas e dos conflitos pela exportação ilegal do marfim, os grupos étnicos marfinenses também têm em comum o fato de serem não-alcançados pelo Evangelho ou possuírem trabalhos missionários incipientes e que 15% da população está com vírus da AIDS.

Atualmente, a obra missionária na Costa do Marfim está direcionada para o ensino e preparo das lideranças, a tradução da Bíblia para os dialetos locais e a exibição do filme Jesus. Contudo, são muitas as possibilidades de crescimento da evangelização dos marfinenses. Como o país desfruta de liberdade religiosa, apesar do avanço do islamismo e das crenças tradicionais, a chegada de pastores e professores de Teologia contribuirá na formação das lideranças e com a pregação do Evangelho genuíno, distante do sincretismo com as crenças tradicionais. Outras alternativas são os trabalhos assistenciais nas áreas da saúde, com a plantação de clínicas médicas, da educação, através de escolas de ensino fundamental, e do esporte, com escolinhas de futebol e outros esportes. (Junta de Missões Nacionais, 2009)
 
Notícias atuais sobre perseguição aos cristãos na Costa do Marfim
Enquanto a mídia não cansa de reverberar uma mentira, a de que o atirador da Noruega Anders Behring Breivik é um "fundamentalista cristão", enquanto escritos seus confirmam que ele era um "darwinista" e que, no máximo, se intitulava como um "cristão cultural", cristãos verdadeiros estão pagando caro pela sua fé, mundo afora. Este é o caso da Igreja perseguida na Costa do Marfim, onde os muçulmanos alegram-se em promover orgias de assassinatos e filmá-las!

Apesar da liberdade religiosa que se tem no país, a igreja do Senhor Jesus continua a ser perseguida. Clique aqui e mostraremos um vídeo, onde os muçulmanos alegram-se em promover orgias de assassinatos e filmá-las! O vídeo que veremos no BLOG FATOS EM FOCO é de excecuções públicas e mostra cristãos sendo queimados vivos por seus conterrâneos, exclusivamente pelo fato de professarem o cristianismo! Este tipo de atrocidade nefasta não é divulgado por NENHUM dos grandes veículos de comunicação, senão por blogueiros na Internet!

Veja, por si mesmo, prezado internauta, se estamos vivendo em um mundo parcial e extremamente anticristão (notícias pululam na Internet, diariamente) e veja um pouco do sofrimento de verdadeiros mártires anônimos da atualidade! O vídeo a seguir contém cenas fortes. Recomendo discernimento por parte do internauta.
 
Deus nos abençoe. 
Fonte: JMN, Blog Fatos em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário