domingo, 17 de outubro de 2010

Sugestão de Livros: Missões Transculturais

Livros nunca são demais, desde que realmente sejam usados por amantes da leitura e do aprendizado. Abaixo estamos postando algumas sugestões de livros muito bons que abordam as experiências de missionários no campo e as culturas de alguns povos. Confira:

Senhores da Terra
Don Richardson
Editora Betânia, 1999

Stanley Dale, um missionário britânico, aceitou o tremendo desafio de levar o evangelho aos yalis, selvagens guerreiros canibais da Nova Guiné. Numa história cheia de emoção, drama e suspense ele e seus companheiros enfrentam as maiores dificuldades para alcançar esse propósito. Senhores da Terra é um clássico das missões transculturais, uma história verídica que traz um claro desafio: o de pagarmos o preço de nos tornarmos missionários, quer numa tribo remota, ou numa cidade qualquer em outro país, ou mesmo entre nossos próprios amigos e vizinhos.

O Contrabandista de Deus
Irmão André (Missão Portas Abertas)
Editora Betânia, 2008

Quando era garoto, Irmão André gostava de brincar, imaginando-se um espião em território inimigo. O que ele não podia sequer imaginar é que bem mais tarde se tornaria um "agente secreto de Deus" com uma difícil missão: levar Bíblias para os cristãos das igrejas perseguidas pelo regime comunista, na Rússia e nos países da Europa, na década de 50.
Embora fosse impossível para um missionário cristão passar pela "Cortina de Ferro", André sabia que para Deus não havia impossibilidades. Ao ter de atravessar a fronteira de algum país, com sua mala e seu "fusca" cheios de Bíblias, folhetos e material impresso, ele orava assim: "Senhor, na minha bagagem há Escrituras que desejo levar para os teus filhos, que estão do outro lado desta fronteira. Quando estiveste na Terra, fizeste os olhos dos cegos ver. Agora eu peço: faze com que os olhos desses que vêem fiquem cegos. Não deixes os guardas verem as coisas que tu não queres que eles vejam". E Deus atendia sua oração.

Costumes e culturas - Uma introdução a antropologia missionária.
Bárbara Burns - Décio de Azevedo - Paulo Barbero F. de Carminati
Vida Nova

O homem, com suas crenças, costumes, comportamento e organização social, em suas mais variadas manifestações nas culturas através do mundo, representa um objeto de estudo fascinante e indispensável a quem deseja comunicar-se bem situações transculturais.
Em sua origem, Costumes e Culturas foi escrito por Eugene Nida, lingüista mundialmente reconhecido. Percebendo-lhe o altíssimo valor, Bárbara Burns, Décio de Azevedo e Paulo Barbero de Carminati, figuras de expressão nacional na missiologia brasileira, modificaram-no e adaptaram-no para o estudo em nosso país, conseguindo produzir um texto de maior aplicabilidade conjugada com uma leitura fácil, agradável e bem-humorada.

O Fator Melquisedeque - O testemunho de Deus nas culturas por todo o mundo.
Don Richardson 
Vida Nova

Neste livro, Richardson conta mais de 25 histórias fascinantes, que mostram como Deus plantou a semente do evangelho em cada cultura do mundo. Esta espécie de revelação geral de Deus é chamada pelo autor de “O Fator Melquisedeque”, em uma alusão ao nome do sacerdote a quem Abraão prestou homenagem no livro de Gênesis.
O Fator Melquisedeque é um livro culturalmente rico e profundamente sensível que mudará a visão de muitos cristãos sobre os povos pagãos e a soberania de Deus.

Ficam aí mais essas 4 sugestões de livros para esse domingo. Aos que já os possuem, uma releitura é bem vinda e aos que não possuem, confiram os preços nos links ao lado das imagens. Boa leitura!

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário