terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sugestão de Livros: Missões indígenas

Como todo bom estudante se prepara lendo bastante, assim acontece com todo aquele a quem o Senhor chama para fazer missões. Estamos postando a seguir algumas sugestões de livros que falam de missões inígenas muito enriquecedores e alguns até, com um custo bem acessível. Confira:

De Todas as Tribos - a missão da igreja e a questão indígena
Isaac Costa de Souza.
Viçosa, Editora Ultimato, 1996.

Índio: grupo étnico em extinção ou povo não-alcançado? Missão da igreja: evangelização ou devastação cultural? Vale a pena mover pessoas, investir anos de treinamento e trabalho para alcançar uma pequena aldeia perdida em meio a milhares de quilômetros quadrados de mata? O que há de verdade na propaganda contrária a qualquer atividade religiosa entre grupos indígenas? Essas são algumas das questões que tornam De Todas as Tribos um livro desafiador.


Indígenas do Brasil - avaliando a missão da igreja
Ronaldo Lidório.
Viçosa, Editora Ultimato, 2005.

Este livro expõe com palavras uma parcela do pensamento evangélico brasileiro em relação à sociedade indígena nacional e convida-nos a avaliar nossa história como Igreja de Cristo. O movimento evangélico é aqui bem descrito, com autoridade, por gente que pensa e também faz. Os dezessete autores são homens e mulheres capazes e íntegros, os quais abertamente têm fomentado idéias em relação ao universo cultural indígena, por vezes tão excluído do Brasil maior.



Mais Que Uma Só Língua,
Sociedade Internacional de Lingüística.
Barueri, Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.

A Bíblia em português alcança a maioria da população brasileira. Porém, é admirável saber que neste país fala-se 'mais que uma só língua'. Entre as várias línguas existentes no Brasil, há cerca de 180 línguas indígenas. Este livro e o CD que o acompanha representam um pequeno mosaico linguístico, que contém a passagem bíblica de 1João 1.1 



O Chamado Radical - a aventura de descobrir que Deus é maior do que você pensa,
Bráulia Inês Ribeiro.
Belo Horizonte, Editora Ultimato, 2007.

Você já sentiu um forte chamado, um desejo que rasga suas veias e uma vontade irresistível de servir a Deus sem levar em conta distância, tempo ou fronteiras? Chamado Radical narra a emocionante história da autora, que, aos dezessete anos, abraçou o desafio de se embrenhar na selva amazônica, com a Bíblia na mão e uma idéia na cabeça, para falar de Deus nos lugares mais longínquos do país.

O Pajé de Cristo
Homer E. Dowdy.  Traduzido por Fausto Camargo César.
São Paulo, Editora Descoberta, 2005.

Em 1948 os irmãos Roberto, Nilo e Rader Hawkins sentiram que estavam prontos para atender ao seu chamado missionário e partiram de Dallas rumo à Amazonia. A força que os fez superar as dificuldades impostas pela floresta tropical foi, acima de tudo, a paixão por evangelizar os "uai uai".
 


Por Esta Cruz Te Matarei
Bruce Olson.  Traduzido por Dina Rizzi.
Miami, Editora Vida, 1979.

O que acontece quando um jovem de dezenove anos sai de casa contra a vontade dos pais e vai trabalhar com uma tribo de índios selvagens? Que resultado esperar do sonho de um jovem que deseja acima de tudo servir ao Senhor? De que modo o amor de Deus e o Evangelho podem transformar vidas e, ao mesmo tempo, preservar a cultura de um povo primitivo?


Quem Me Dera Conhecer a Deus,
Silas de Lima e Eldna de Oliveira Lima.
Londrina, Descoberta Editora, 2001.

Neste livro o leitor encontrará um retrato do dia-a-dia vivido na selva. Ele pinta o retrato de uma família de missionários vivendo diversas situações na floresta amazônica. Passaram dificuldades, enfrentaram perigos e suas próprias limitações humanas. Experimentaram o medo e o desânimo. Mas também puderam constatar a marcante presença de Deus sustentando-os em todas as horas.

Ficam aí essas sete sugestões de livros. Aos que já os possuem, uma releitura é bem vinda e aos que não possuem, confiram os preços nos links ao lado das imagens. Boa leitura!

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário